20 de abr. de 2011

Anomia

Um dia desses...
O esportista chamado Neymar Jr. lamentou após ser expulso. O jogador de futebol do Santos,   comemorou um gol colocando uma das várias máscaras (com o seu próprio rosto) que foram distribuídas aos torcedores na entrada do estádio. Sem saber das regras do futebol, ele usou o "disfarce dele mesmo" e recebeu o derradeiro cartão amarelo, o que levou a sua expulsão. O atleta que se mostrou contrário à punição, lamentou da seguinte forma:  "Tem a lei e tudo mais, mas sempre tem aquela coisa chata no futebol, infelizmente. Querendo ou não, o gol é o que todo mundo que vai ao estádio está esperando, e você quer comemorar com os torcedores, com a família. Naquela noite eu queria retribuir o carinho da torcida usando a máscara, mas infelizmente acabei tomando o cartão e ficando fora de um jogo muito importante".
Pelas normas do futebol, os jogadores não podem cobrir o rosto com máscaras ou qualquer equipamento similar, tirar a camisa, subir em alambrados etc. Tais comportamentos são passíveis de advertência. [Fim]

Caro Neymar Jr.

Quem lamenta sou eu! Ao invés de lamúrias, você deveria era se desculpar por descumprir as regras; e, não se mostrar descontente e contrário a elas. Alguém mais, incluindo, o seu técnico, já deveria ter lhe ensinado isso. E essa ausência de normas, tem nome: Anomia. Conforme o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, "na sociedade em que desaparecem os padrões normativos de conduta e de crença e o indivíduo, em conflito íntimo, encontra dificuldade para conformar-se às contraditórias exigências das normas sociais" (...). E mais, na Psicologia Social, essa desorgazinação pessoal acaba resultando numa individualidade desorientada, desvinculada do padrão do grupo.
Sendo assim, tome consciência, reflita e muita calma antes de qualquer ação pois, existe uma grande quantidade de adolescentes que torcem e que querem ser como você.  Dá próxima vez que for retribuir "carinho de torcida", escolha outros modos de demonstrar o seu contentamento. E "aquela coisa chata" de acordo com suas palavras, pode vir a impedir e barrar futuros jovens adultos de entrarem em escolas como se estivessem em filmes de faroeste.

Cleiton.