1 de mai. de 2011

(...) para que possamos ser pessoas melhores.

2º Projeto Sustentar Passionista do Colégio São Paulo da Cruz

Alunos do 7º ano do Colégio São Paulo da Cruz

Alunos, professores, pais e toda a comunidade escolar do Colégio São Paulo da Cruz empunharam a bandeira da sustentabilidade, neste sábado, dia 30 de abril, durante o 2º Projeto Sustentar Passionista. Foi montada uma exposição com vários trabalhos baseados na Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é "Fraternidade e a Vida no Planeta" e o lema "A criação geme em dores de parto". Por meio de tapetes de papel, jogos e painéis construídos com material reciclável, além de palestras, exibição de vídeos e oficinas, a Exposição mostrou ao grande número de pais, familiares e convidados
que compareceram, a necessidade de mudar nossos hábitos para que a vida no planeta seja preservada.

No 7º ano – Ensino Fundamental, Cleiton Rezende, professor de Filosofia, apresentou ao público um trecho do filme "A Corrente do Bem", no qual é tratada a questão de pensar práticas que tornem o mundo melhor. Em vista disso, solicitou que a platéia escrevesse suas ideias num pedaço de papel. Matheus Vinícius, 7º ano, refletiu e disse que poderia agir dentro de sua própria casa. "Gosto muito de lavar o carro do meu pai e nós usamos sempre a mangueira. Vou dizer a ele para usarmos apenas um balde com água, para economizarmos", revela.

- Matéria integral disponível em http://www.saopaulodacruz.net/ -

Texto de Alexandre Almeida, Jornalista do Colégio.

------------------//------------------

O fragmento da obra cinematográfica "A Corrente do Bem" que apresentei aos jovens está logo no princípio do filme e mostrou as seguintes informações:


Falas do Professor Sr. Simonet (Kevin Spacey) em sala de aula.

- Esta é a aula de Estudos Sociais, que engloba VOCÊS e o MUNDO.

- Pois é... há um mundo lá fora e, mesmo que não queiram enfrentá-lo, vocês vão senti-lo como um tapa na cara. Podem confiar. Então é melhor começar a pensar no que ele (o mundo) significa pra VOCÊ agora.

- O que o mundo significa para VOCÊS?

- Vamos lá, quero que participem. É só desta classe que querem sair? De suas casas e de suas ruas? Ou alguém quer ir mais longe? Diga. Vocês pensam em coisas que acontecem fora desta cidade? Assistem ao noticiário? SIM? NÃO?

- Vocês são PENSADORES GLOBAIS?

- O que o mundo quer de VOCÊ? De NÓS?

- Mas e se quando forem livres, não estiverem preparados, prontos e, ao olharem para o mundo não gostarem do que vêem? E se for uma grande decepção?

TER UMA IDÉIA PARA MUDAR O
MUNDO E COLOCÁ-LA EM PRÁTICA.

É POSSÍVEL!

E como resultado da atividade, obtive os seguintes depoimentos, entre outros:

(Esther Fernandes - 7º BR) "O mundo para mim significa amor, amizade; na verdade, nós somos o mundo, e, para nós melhorarmos o mundo, podemos economizar água. Nós devemos pensar no mundo, afinal, é o nosso "habitat" e devemos ajudar! Não jogar papel nas ruas, também, pode ser uma ótima atitude que tomamos para melhorar o NOSSO MUNDO!"

(Bárbara Fonseca - 7º BR) "O mundo quer que eu e outras pessoas não fiquemos somente pensando, mas que coloquemos nossas idéias em prática, nossas ações podem mudar o mundo, haverá decepções mas, a decepção será maior se não AGIRMOS!"

(Ana Carolina - 7º BM) "Para mim o mundo significa muita coisa, pois é nele que vivemos. Eu sou uma pensadora global, pois assisto alguns jornais, e gosto um pouco. Uma possível idéia é espalhar a alegria no mundo. Se a vida lá fora for uma decepção, ficarei chateada, mas de cabeça erguida".

(Ana Clara Dias - 7º BR) "Eu acho que podemos mudar o mundo em que vivemos com pequenas ações, como ajudar o próximo, ser solidário. São essas pequenas ações que podem mudar o mundo. O mundo mesmo que agente não queira vai nos decepcionar. E muitas vezes, essa decepção vai vir de uma pessoa que gostamos muito mas, no fundo, ela só está tentando nos ajudar para que possamos ser pessoas melhores".

(Débora Silva - 7º BA) "Ajudai uns aos outros pois, mesmo que demore um pouco, será recompensado".

(Bárbara - 7º BA) "Conscientizar as pessoas a ajudar a todos, conhecendo ou não. Mostrar a verdadeira importância das pessoas e do mundo. Até porque não é o mundo que precisa de nós, nós precisamos dele!"

(Yasmin - 7º BR) "Ajudar mais, não só a família mas, também, as pessoas que não conheço, os idosos, as pessoas com deficiência, os moradores de rua e distribuir alimentos em abrigos e asilos. Acabar com a violência nas ruas, acabar com o "bullying" nas escolas e com a poluição nas ruas".

(Gabriel - 7º BR) "Eu sou um pensador global. Às vezes eu tenho a percepção do que eu faço aqui pode ter graves consequencias em outro lugar totalmente distante de onde vivo. Se a minha liberdade acabar sendo uma grande decepção, o jeito é começar de novo e seguir em frente".