16 de mar. de 2011

Tem o "negócio" do decoro, né?

No dia 02 de março, o Deputado Federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, do PR de São Paulo, assumiu uma das vagas na Comissão de Educação da Câmara. Deputado mais votado na eleição de outubro (2010), Tiririca disse como se sentiu depois da primeira reunião. - "Aqui tem que ser sério. Tem o negócio do decoro, né?"; "deu pra entender legal; e "achei bacana os colegas"...
Meu caro Tiririca, se tem que ser sério, me perdoe, ou melhor, perdoe a grande massa de brasileiros não esclarecidos que te elegeram e colocaram aí. É que, segundo o regimento interno da Câmara dos Deputados, os artigos 24 (Atribuição) e 32 (Campo Temático) estão repletos de informações que "deveriam" ser seguidas e, devido a sua incompleta formação, muito além do seu alcance.

No artigo 24, algumas das atribuições lhe convocam para: exercer o acompanhamento e a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União... OU, determinar a realização, com o auxílio do Tribunal de Contas da União, de diligências, perícias, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário... OU, exercer a fiscalização e o controle dos atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta.
O item XIII do mesmo artigo, na minha opinião, lhe será trabalhoso. Está escrito assim: "estudar qualquer assunto compreendido no respectivo campo temático ou área de atividade, podendo promover, em seu âmbito, conferências, exposições, palestras ou seminários". Agora eu te pergunto Tiririca, como isto será possível? Agora eu pergunto ao grande público: Vocês sabiam que o preferido de vocês não era devidamente capaz? Vocês sabiam das devidas atribuições que o cargo exige, antes de saírem votando por aí?

E não acabou, não!

No campo temático, caro deputado, você terá que lidar com "assuntos atinentes à educação em geral; política e sistema educacional, em seus aspectos institucionais, estruturais, funcionais e legais; direito da educação; recursos humanos e financeiros para a educação"... OU, com desenvolvimento cultural, inclusive patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, cultural, artístico e científico... OU, na produção intelectual e sua proteção, direitos autorais e conexos.

Todo este disparate me fez lembrar de um adolescente de 14 anos que atendi e disse assim: "Já repeti de ano 4 vezes mas, se não der certo de novo, irei ser jogador de futebol ou, quem sabe, presidente".
Sendo assim, caro deputado, volte a fazer o que você fazia. Sendo palhaço, pelo menos, você me fazia rir. Sendo que agora, só lágrimas... de vergonha.

PS. Com base no belíssimo texto "Lição de política" (abaixo) de Rubem Alves, Tiririca é um berne. E conforme eu, ele é mesmo... mas, ainda, não sabe.

Cleiton Rezende

Um comentário:

Tais Luso de Carvalho disse...

É... Tiririca! E vai fazer parte da comissão de cultura! Estamos bem representados, uf. Mas o Tiririca não carrega toda esta 'bola' sozinho: tenho visto várias entrevistas com os deputados lá, da 'Casa do Povo', e vários deles, quando foram abordados, não sabiam que projetos estavam votando, não sabiam onde ficava Pernambuco, assinaram - sem ler - um projeto de 'pegadinha' que colocava 1 garrafa de cachaça na cesta básica do povo. E por aí foi. Coisas bem 'interessantes' acontece por lá...
Na verdade, eu não me assustei muito com o Tiririca. Fiquei foi perplexa!! rsr. Uma bomba atrás da outra?
Hoje concordo com Pelé quando disse que o brasileiro não sabia votar.
Agora não tem choro nem vela. Tiririca deverá se sentir muito confortável... Será uma diversão! Aliás, Já começamos a rir.

Abraços, Cleiton.