9 de abr. de 2011

Saiu na Mídia: Vende-se leitura

"Vende-se Leitura" na EJA

O início do mês de abril para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi marcado pela montagem de um comércio inusitado. O professor Cleiton Rezende, de Filosofia, recuperou seu velho carrinho de compras, encheu-o de livros de escritores consagrados e os apresentou a seus alunos, a fim de vendê-los. A forma de pagamento, entretanto, escapa do convencional. Ao invés de dinheiro, a compra é efetuada mediante um pequeno texto ou desenho que comente a obra escolhida; vale até recontar o que foi lido. O “Vende-se Leitura” é um projeto complementar ao conteúdo ministrado em aula e tenta estreitar as relações do aluno com a leitura. Fez parte da mercadoria à venda, livros vencedores de Prêmio Nobel, como “Cem Anos de Solidão” de Gabriel Garcia Márquez; revistas científicas; além da coleção de pensadores clássicos como: Sócrates, Platão e Aristóteles.
A ideia do projeto surgiu por meio de leitura das obras de Rubem Alves, educador brasileiro, que critica o professor habituado a não inovar. Junto a isso, o “Vende-se Leitura” prepara o aluno da EJA para o conteúdo que será apresentado em sala. “Este projeto visa preparar o aluno ao conteúdo que será visto. Por meio deste projeto, os alunos terão a oportunidade de tocar, sentir, pegar a obra que, em breve, irão estudar”, salienta.




Por: Alexandre Almeida e Vânia Queiroz, Jornalistas.

Matéria disponível em http://www.saopaulodacruz.net/

3 comentários:

Tais Luso de Carvalho disse...

Que bela iniciativa! Pois é, vamos ver agora qual a desculpa para que os jovens não comecem a pegar o hábito de ler. Como tudo, naturalmente isso vai devagar, porém para os que já formaram este hábito é uma 'mão na roda'. Que venham outros projetos semelhantes!

Deixo aqui meus parabéns pelo brilhante gesto de compartilhar e de formar novos leitores. É inédita esta forma.
Um abraço
Tais Luso

Móveis CN disse...

Brilhante ideia! Simples, barata e sensacional!

Precisamos de mais iniciativas como esta. Parabéns, Cleiton!

Gabi Boel disse...

Parabéns Cleiton pelo seu ato com toda certeza irá colher em breve os frutos desta obra belissíma.


PARABÉNS
ABRAÇOS
GABI