27 de mai. de 2012

O SENTIDO DA VIDA É SENTIDO PARA QUEM O VIVE


Para uma compreensão inicial sobre o conhecimento filosófico, o importante é deixar claro que a filosofia é um instrumento de auxílio para a vida de cada um e não definição que pretende encerrar a verdade sobre a vida humana, a vida de todos.
As teorias filosóficas prestam-se para o sujeito filosofar sobre seu mundo, suas explicações, sobre o que interfere na sua existência e, não para ditar verdades e criar "igrejas" e "discípulos" incapazes de pensar por si próprios.

A questão é: a vida humana não tem um sentido único para os homens. Portanto, cabe a cada um encontrar o sentido, o significado de valor naquilo que acredita, naquilo que faz e na maneira como se relaciona com o mundo e com os outros.
Se a vida humana é temporária, filosofar dá a cada instante a possibilidade de viver com intensidade infinita. Filosofar é compreender que, não sendo possível desfazer o já feito, compreender que o que está por fazer, é a única maneira de construir, com dignidade a própria existência.

Entendido isso, não espere que o mundo aceite de "braços abertos" quem exerce, verdadeiramente, a filosofia. Mas, acredita, filosofar e praticar reflexão filosófica no seu cotidiano é um grande passo para tornar-se humano e construir sua própria vida, ao invés de viver a vida e as verdades alheias, e, depois, arrepender-se.

BIBLIOGRAFIA

SILVEIRA, Cristina Angélica. Noções Básicas de Conceitos Filosóficos – Caminhando para uma introdução à filosofia. 2.ed. Belo Horizonte: Publicação Independente. 2003.

Nenhum comentário: