12 de jun. de 2010

Filme: Asas do Desejo


Wings of Desire
Director: Wim Wenders. 1987.
 A história de um anjo que deseja tornar-se mortal.

Início
Quando a criança era criança, andava balançando os braços. Desejava que o riacho fosse rio, que o rio fosse torrente e essa poça, o mar. Quando a criança era criança, não sabia que era criança. Tudo era cheio de vida, e a vida era uma só. Quando a criança era criança não tinha opinião, não tinha hábitos, sentava-se de pernas cruzadas, saia correndo, tinha um redemoinho no cabelo e não fazia pose para fotos.

00h57min: 30
Quando a criança era criança, detestava espinafre, ervilhas, arroz-doce e couve-flor refogada. Agora ela come de tudo, e não apenas porque precisa. Quando a criança era criança, acordou numa cama estranha; e hoje isso é freqüente. Muitas pessoas lhe pareciam bonitas antes; hoje é raro, só com sorte. Tinha uma visão clara do paraíso; hoje consegue apenas supor. Não conseguia imaginar o nada; hoje treme ao pensar. Quando a criança era criança, brincava com entusiasmo. Hoje, só se entusiasma quando seu trabalho está envolvido.

01h25min: 26
Quando a criança era criança, era tempo destas perguntas: Porque eu sou eu e não você? Por que estou aqui e não ali? Quando começa o tempo e onde termina o espaço? Será que a vida debaixo do solo nada mais é do que um sonho?

01h36min: 11
- Já encarnado -
Quando a criança era criança vivia de maçãs e pão; e ainda é assim. Quando a criança era criança amoras caíam em suas mãos e ainda é assim. As nozes deixavam sua língua áspera, e ainda o fazem. Ao chegar ao topo da montanha queria outra mais alta. Em cada cidade, deseja outra cidade maior. E ainda o faz. Subia nas arvores para colher cerejas com grande alegria, como hoje. Ficava tímida diante de estranhos e ainda fica. Aguardava a primeira neve e continua aguardando. Quando a criança era criança atirou uma lança de madeira contra uma arvore a qual tremula ali ainda hoje.



Falas de Marion que merecem destaque. 
"Solidão significa o seguinte: finalmente estou inteira".
"Não sei se existe destino, mas existe decisão! Decida!"




Decida!

Um comentário:

Anônimo disse...

Seu melhor post!
Parabéns.