26 de jul. de 2010

Temporalidade e Tempo

DIMENSÃO DA HISTORICIDADE NO SER HUMANO

Essência da História Individual de cada Ser Humano

- Cada um tem sua história e faz sua própria história.
- Cada um terá seu fim. O homem é um "ser-para-a-morte".
- Cada um quer justificar sua vida, dar-lhe sentido.
- A maioria quer assumir o sentido de sua vida.
- Cada história individual faz parte da história coletiva.
- Tomar consciência de si próprio depende da consciência da história universal.

1) TEMPORALIDADE E TEMPO

- Cada indivíduo deve percorrer, num processo irreversível, as fases de sua vida.
- O modo de ser homem é a sucessão de momentos aonde suas chances e dificuldades apresentam-se diferentes em cada uma das fases de sua vida.

O que é Temporalidade?

- Sucessão das várias fases da vida.
- A temporalidade NÃO se confunde como Tempo.
- A temporalidade é uma característica do Indivíduo consciente de sua mortalidade.
- É a temporalidade que determina para o indivíduo que:
  Cada uma de suas ações e decisões não podem ser retrocedidas.

O que é Tempo?

- É a medida do movimento segundo o "antes" e o "depois". (Aristóteles - 384 - 322 a.C.)
- O tempo é um conceito subjetivo criado pela sociedade humana, para explicar a base das transformações da sociedade. (Kant - 1724 - 1804)

Tempo é um conceito.

Tipos conceituais de Tempo:

1) Tempo Físico:
- É a sucessão de instantes (segundos, minutos, horas, dias etc).
- É retilíneo, contínuo e regular.
- Nele, só presente é real.
- Representado na mitologia grega por "Cronos", que devora seus próprios filhos.
Obs.:Não é o tempo da Física Quântica.

2) Tempo Circular:
- Nietzsche: "O eterno retorno".
- A realidade humana não tem começo nem fim. Tudo volta a se repetir de tempos em tempos. (Este conceito não tem adeptos na filosofia nem na ciência)

3) Tempo Sagrado:
- O tempo é linear, tem começo na criação do planeta terra por Deus e terá seu final na consumação dos tempos (Juízo Final).
- O tempo sagrado é repetível e recuperável, como por exemplo: arrependimento.

4) Tempo Vivencial:
- É o tempo subjetivo, é o tempo de cada um, de acordo com suas emoções e sentimentos.
- Não se relaciona em nada com a marcha objetiva do tempo.

5) Tempo Antropológico:
- É tridimensional: "Agora", "Antes" e "Depois".
- É o tempo físico enquanto está na consciência.
- Envolve a consciência do ser humano de seu corpo e seu espírito.

Santo Agostinho:
O presente é a passagem do "ainda não" para o "não mais".
O passado é diferente do presente e do futuro, mas não existe sem eles.
A consciência / alma / espírito tem uma duração que transcende o presente.

- O tempo antropológico é a conexão do presente com o passado e o futuro.
- O tempo antropológico é a ESTRUTURA FUNDAMENTAL da existência humana.

2) HISTORICIDADE

- A historicidade é o tempo antropológico (Tridimensional) com o conteúdo das histórias individuais e da coletividade (Sociedades).
- A historicidade tem como objetivo a auto-realização do ser humano.
- A auto-realização pressupõe a liberdade, só que ela é finita.
- O ser humano está "esticado" entre o passado e o futuro.
- Seu PRESENTE É, FOI e SERÁ.
- Na historicidade, o passado não pode ser mudado, embora continue agindo sobre o presente, seja como capacidades adquiridas seja como recalques, falhas, culpas etc.
- O passado só poderá ser modificado no seu sentido para minha consciência através de duas possibilidades: psicoterapia ou decisão própria de assumir responsabilidade (aprender com os erros).
- O futuro é aberto, porque depende da liberdade de escolha.

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O HOMEM É UM SER TEMPORAL E HISTÓRICO EM TODAS AS SUAS AÇÕES
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1) Percepção dos sentidos humanos:
- A percepção é mediada pelo tempo. Quando tomamos consciência da percepção de uma determinada realidade, esta realidade já se modificou.
- Nossa percepção é também tridimensional, nossa mente constrói o passado e futuro da percepção presente.
- De percepções parciais criamos mentalmente a percepção total de uma realidade.

2) As decisões humanas:
- Decidir é resolver problemas do "antes" (passado) no "agora" (presente) para que este problema não atrapalhe o "depois" (futuro).

3) Hábitos humanos:
- Hábito é uma facilidade nas ações do presente, que adquirimos no passado.
- Qualquer ação humana pode tornar-se hábito, ser padronizada.
- A antropologia considera os hábitos um tipo de progresso humano, porque ele (os hábitos) dispensa o cérebro do esforço de decidir.

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A HISTORICIDADE HUMANA É UMA TENSÃO PARA CADA INDIVÍDUO, QUE O ATORMENTA PERMANENTEMENTE.
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A constituição da vida humana resume-se no mundo (real) associado ao tempo. A vida humana está em algum lugar entre o pré-dado (antes), mas que continua agindo encurtando o tempo presente (agora) e entre a pre-ocupação com um futuro aberto (depois).
A historicidade é uma tensão entre liberdade e determinação. Nem tudo que se pode fazer na vida, pode ser feito agora. Mas é preciso agilidade de pensamento e visão de conjunto para compreender as situações individuais e as situações sociais que precisam da ação no agora e as que podem retornar mesmo diferentes de alguma forma.

3) A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA

- A história como realidade é o ser dos fatos, o movimento real da humanidade através dos tempos.
- A história como ciência é o conhecimento metódico e crítico das interpretações que os fatos "ganharam" e a relação entre eles.
- A história é a realidade compreendida como sequência de transformações das condições da vida humana e como estas transformações são interpretadas e reinterpretadas através dos tempos.

Postura da consciência humana em relação à história:

a) Consciência historiadora:
- Análise cientificamente "objetiva" do passado, "sem" julgamentos de valores éticos, raciais, religiosos, econômicos etc.
- O passado é PASSADO.
- O passado é, apenas, um objeto de estudo.

b) Consciência histórica:
- Análise do passado a partir de quem faz esta análise.
- Quem analisa o passado sabe-se parte dele, atingido por ele e, envolvido com os homens que viverem naquele passado.
- Quem analisa sente que é participante do passado histórico da humanidade.
- Tem um sentido global das várias concepções de homem em várias épocas diferentes do passado.
- Tem um sentido espiritual (de consciência individual) que orienta a vida de cada pessoa em seu presente.


Cont...


BIBLIOGRAFIA

RABUSKE, Edvino A. Antropologia filosófica: um estudo sistemático. 10.ed Petrópolis: Vozes, 1986. p.158-172.

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