26 de jun. de 2010

Em nome de Deus

As Escolas Urbanas
As origens da Civilização Urbana Medieval

Em 27 de novembro de 1095, Urbano II proclamou a primeira Cruzada. A expedição, reunida em Constantinopla em 1096, tomou Jerusalém em 15 de julho de 1099, estabelecendo ali um domínio cristão e reabrindo as rotas comerciais com o oriente. No restabelecimento do comércio com o oriente, e na sua consolidação como atividade econômica importante, tiveram um papel de destaque algumas cidades mediterrâneas, como Veneza, Pisa e Gênova, além de outras cidades dos Países Baixos. Com o comércio, não só se inaugurou a civilização urbana medieval, mas também surgiu a classe dos comerciantes, que se converteram nos primeiros burgueses. O papel tão relevante que a cidade de Paris teria no mundo da cultura entre os séculos XII e XIV foi possível não somente graças ao impulso da atividade econômica dos burgos, mas sobretudo por sua condição de capital do Reino francês, onde os monarcas capetos (987-1328) tinham fixado quase estavelmente sua residência e, com eles, a corte real.

Cenas do Filme "Em nome de Deus".
Os alunos, alguns em pé, outros, sentados, escutando e participando dos ensinamentos de Abelardo (1079-1142).

/ O que seria uma das primeiras configurações da Escola que conhecemos hoje /

Na civilização urbana proliferaram as escolas urbanas, a partir das quais a filosofia e a teologia tomaram novos rumos, enquanto que as escolas monásticas iam perdendo terreno. Ao mesmo tempo, houve uma renovação na administração das cidades, qua passou para as mãos dos leigos; começou um forte crescimento demográfico; resgataram-se muitas terras a leste do Reno e ao norte do Danúbio, que foram destinadas às lavouras; e ocorreu um aumento geral do bem-estar econômico e social.

Cenas do Filme "Em nome de Deus".
Momento em que Heloise chega a Paris

/ Construção da Catedral de Notre-Dame /

Pedro Abelardo (1079-1142)

Nascido próximo a Nantes (Bretanha), no seio de uma família nobre, abandonou seu lar e a herança paterna para dedicar-se à ciência, tendo Roscelin como seu primeiro mestre. Em 1100 estava em Paris, ouvindo as explicações de Guilherme de Champeaux, a quem contradisse asperamente. Também disputou com Anselmo de Laón, seu mestre em Sagrada Teologia. Começou a ensinar por volta de 1102 em Melun, depois em Corbeil, e finalmente em Sainte-Geneviève (Paris), com sucesso.
Passou a ser chefe da escola de Notre-Dame (Paris) em 1113. Seu romance com Heloise - de quem nasceu Astrolábio -, seu posterior matrimônio com ela e as insídias do cônego Fulbert, tio de Heloise, obrigaram-no a deixar Paris em 1118. Heloise entrou no mosteiro de Argenteuil, e ele próprio ingressou na Abadia de Saint-Denis. (O filho desse casamento foi educado na Normandia pela irmã de Abelardo). (SARANYANA,p. 182).


Cenas do Filme "Em nome de Deus".


No filme, Em nome de Deus, as informações acima são apresentadas. Mas o fundamental da história, acontece em torno do belíssimo romance de Abelardo e Heloise.
Época em que a mulher ou seria noiva de Homem ou noiva de Cristo, Heloise queria mais...
Ele, permitiu que as emoções corrompessem as crenças de sua religião, entregando-se à fornicação. Conduta impossível pelos dogmas religiosos que terminou em castração.

Vale a pena assistir.
Abs.
Cleiton.

BIBLIOGRAFIA

SARANYANA, Josep-Ignasi. A Filosofia Medieval: Das origens patrísticas à escolástica barroca. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência "Raimundo Lúlio" (Ramon Llull), 2006, pag. 175,176 e 182.

Um comentário:

Anônimo disse...

Linda e feliz escolha, maravilhoso filme.
Assisti Siddhartha, muito bom filme, linda fotografia, uma boa reflexão.