29 de jun. de 2010

Filme: O Nome da Rosa

Em O Nome da Rosa, misteriosas mortes acontecem dentro de uma Abadia. William, personagem vivido por Sean Connery é chamado para tentar solucionar.

Separei os fragmentos abaixo.
Abs.
Cleiton.

O cotidiano de um mosteiro medieval: Dentro da Abadia (comunidade cristã) os horários são bem definidos para trabalhos, estudos, alimentação, descanso, orações.

Ordens monásticas: Franciscanos: Seria o religioso da ordem fundada por são Francisco de Assis.
Dominicanos: Relativo à ordem religiosa fundada por são Domingos.
Beneditinos: Pertence à ordem de são Bento.

Grupos heréticos e suas idéias: Heresia seria uma doutrina ou sistema de interpretação, idéias e práticas que negam ou são contra a doutrina estabelecida. No filme, a presença de um gato preto, um galo preto e uma mulher - bruxa -, seria maldição. Para Bernardo Gui, isso seriam características de um Ritual Satânico.

O perfil dos monges e moradores do local: O perfil dos monges era muito parecido: As vestes, cortes de cabelo e atividades (rituais); os moradores do local eram camponeses; o indivíduo que precisava de algum favor espiritual ou bênção tinha que entregar ao religioso algo em troca (dízimo) como, por exemplo, animais, alimentos etc. Seria uma forma de pagamento pelo serviço.



O Tribunal da Inquisição e suas atribuições: A principal atribuição era restabelecer a ordem e funcionamento nas Abadias, Mosteiros etc. “Acalmar as mentes do meu rebanho. Se não, terei que pedir ajuda à Inquisição”. E quem fosse contra o julgamento de um inquisidor seria culpado de heresia. E a solução para este tipo de comportamento era ser queimado, para purificar.




As características do Sistema Feudal: Sistema característico da Idade Média e que se fundamenta, principalmente, sobre a propriedade da terra. Quem tem a propriedade geralmente é o senhor feudal e, as disponibiliza aos vassalos, em troca de serviços. Os indivíduos que ficam do lado de "fora" dos muros da Abadia seriam os vassalos. Muito pobres e que recebiam restos de alimentos.

O poder Universal da Igreja: "O Papa poderia destruir a nossa ordem, nos declarar hereges se não for resolvido o assunto (sobre as mortes misteriosas)". O poder de abrir e fechar qualquer instituição religiosa conforme os interesses.




Características do pensamento renascentista: No movimento Renascentista, o homem passar a ter a capacidade de se expressar, pois, na era medieval, isso era proibido. Houve um despertar da consciência de si próprio e do universo. A linguagem como forma de se expressar toma força, mas, a arte, teria sido a principal forma do homem se revelar. A impressão de livros e, principalmente, o acesso da população a eles; o que era proibido na Idade Média.

Características do pensamento medieval: Falas de Jorge (Velho cego)
"Conservação do conhecimento. Não da busca do conhecimento".
(Sobre o riso dentro da Abadia) “O riso mata o temor, sem o temor não pode haver fé".
"Sem temer o demônio, não há necessidade de Deus".
"A dúvida é inimiga da fé".
"Um monge deve ficar em silêncio e só deve falar o que pensa quando questionado".



Por quais motivos Aristóteles é mencionado nas discussões ocorridas dentro da biblioteca? Uma obra em especial é citada mais de uma vez - A poética. A doutrina da arte (poesias trágicas ou cômicas etc.) era chamada pelos antigos com o nome de seu próprio objeto, poética, ou seja, arte produtiva, produtiva de imagens. William, assim como o filósofo grego, Aristóteles, utiliza de suas faculdades e inteligência lógica para a investigação. Isso incomodou algumas pessoas na Abadia, pois, "pensar" era proibido e obra do demônio.
Sendo assim, determinadas obras e principalmente as de Aristóteles que mostravam as artes, imagens de corpos nus, poesias etc, ou seja, que poderiam estimular a imaginação do leitor eram trancadas na torre da Abadia e sem a possibilidade de acesso.





[Fim]

3 comentários:

REWIL Pinturas e Restaurações Residenciais... disse...

Bom mesmo é a bíblia Sagrada , Ela derruba qualquer ponto de vista filosofico , mesmo assim eles tentaram proibir a leitura da Mesma, mas não puderam conter. Bater de frente com Deus criador o poderoso das nações, é ruim, muita coisa errada ainda terá que cair, pois Deus naõ se deixa escarnecer. Assim diz a palavra de Deus.

Cleiton Rezende disse...

(Parte 1)

Prezado leitor
No mundo, atualmente, existem perto ou um pouco mais de 7 bilhões de pessoas.
Conforme pesquisas, a maior religião é a cristã; algo entorno de 2 bilhões de pessoas que fazem o nome do pai etc.
A segunda maior é o islamismo. Cerca de um bilhão e meio de indivíduos leem o alcorão, idolatram Alá e por aí vai.
Não confunda o islã e o generalize com base em meia dúzia de "uns e outros" extremistas que gostam de jogar avião em prédios, ok?

Cleiton Rezende disse...

(Parte 2) Cont...

Bem, para o resto da população mundial - que é a maioria -, se as pessoas procuram a biblia ou não, eles não tomam conhecimento.
Sem falar que existe um grupo bastante considerável de indivíduos que gosta de mais de
vacas "sagradas" e, que a ciência anda "colidindo" prótons a torto e a direita para mostrar que você, eu, quem escreveu a bíblia etc, estamos aqui graças ao Big Bang. Graças a evolução.
Enfim, escrevi isso tudo não para responder que Deus OU o Seu Verbo está na frente disso ou daquilo outro mas, para ponderar que existe uma diversidade
de informações.
E antes que eu esqueça... satanás e cia, foram "caricaturados" na Idade Média. Sabe o porque? Para assustar os pagãos e pessoas de pouca fé... e, quem não queria ler a bíblia.
Abraços reais.
Cleiton.