30 de jun. de 2010

Filme: Vício maldito

Filme
Days of wine and roses

(Kirsten) Aquela bebida com conhaque me fez sentir bem. "Pegue os botões de rosa enquanto puder". "Eles não são longos, os dias de vinho e rosas. De dentro de um sonho enevoado, nosso caminho emerge por um tempo e depois se encerra num sonho".

As palavras da personagem, Kirsten, já logo no princípio do filme, nos indica a triste trajetória do bebedor compulsivo.

Joe Clay (Jack Lemmon) é um relações públicas que mora em São Francisco. E a senhorita Kirsten Arnesen (Lee Remick), uma secretária de um figurão que Joe presta serviços, irão se conhecer. Já no primeiro encontro eles irão beber... casar, beber, ter uma filha chamada Debbie, beber e beber.

Kirsten que não fazia uso de bebida alcoólica experimentou o seu primeiro gole na companhia de Joe. Oferecido por ele, aquele Brandy Alexander irá despertar nela o desejo por muitos outros goles e diferentes bebidas.


Cenas do filme "Vício Maldito"
O primeiro encontro e gole.


Joe que passa a sair sozinho em função de Kirsten ter que tomar conta da filha, continua bebendo. Na seqüência da cena, começam as pequenas discussões e episódios de violência. Em uma cena, após chegar em casa, alterado, Joe discute e cobra da esposa a parceria que eles tinham nos goles, o que era, comum, antes dela se tornar mãe. E Kirsten entendeu o recado.

Seqüência de cenas:

- Joe chega em casa e ela já o acompanha nas bebidas;
- Ela já bebe sem ele;
- Kirsten acende um cigarro, bebe excessivamente e acaba incendiando o apartamento;
- Ela, com o copo na mão, o culpa por passar tempo demais fora da cidade trabalhando.

Obs.: Ela já perdeu o controle sobre a bebida, mas, ainda não sabe.

Cenas do filme "Vício Maldito"


Nas cenas seguintes, Joe diz a Kirsten ser um bêbado e que as constantes trocas de emprego seriam decorrentes do consumo excessivo de bebida.

Eles se mudam para a casa do pai de Kirsten; Joe começa a trabalhar para o sogro.

Dois meses sóbrios se passam, até que Joe propõe um gole (um "golinho") para comemorar. Eles perdem o controle. A bebida acaba. Joe sai para buscar outra garrafa. Não achando a garrafa que havia escondido dentro de um dos vasos do sogro, Joe começa a revirar todas as plantas  do local. Em poucos minutos a bagunça esta feita. Ele se descontrola ao caminhar, cai na chuva, se levanta, começa a destruir tudo e se perguntando: Aonde? Aonde? Fui roubado! Quem pegou? Joey cai no choro e no chão, até que vê em um dos vasos quebrados a garrafa. E ela atordoada pelo mesmo motivo, vai acordar, sorridente e brincalhona o pai.


Cenas do filme "Vício Maldito"
A comemoração...
o resultado.



No episódio seguinte, Joe aparece contido por uma camisa de força, se debatendo no chão, suando e emitindo sons incompreensíveis em uma instituição psiquiátrica. Não conseguindo se acalmar e tentando morder os enfermeiros, ele acaba sendo sedado.
Obs.: Cena forte e comum nos hospitais psiquiátricos.

Na seqüência, aparece outro personagem na porta da cela em que Joe estava e, se apresenta como sendo de ALCOÓLICOS ANÔNIMOS. Ele diz - "A enfermeira me falou que você precisava de ajuda!"

Resistente no começo, Joe começa a participar das reuniões de A.A.
Obs.: É comum no princípio o alcoólatra se recusar a participar das reuniões e, principalmente, a admitir que tem problema com a bebida.

Preâmbulo de A.A. é lido.
Preâmbulo de AA

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. O único requisito para se tornar membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A. não há necessidade de pagar taxas ou mensalidades; somos auto-suficientes, graças às nossas próprias contribuições. A.A. não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum partido político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apóia nem combate quaisquer causas. Nosso propósito primordial é mantermo-nos sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade.

Cenas do filme "Vício Maldito"
Na hospital e em A.A.


Mas o último gole de Joe ainda teria que esperar mais uma cena. Kirsten que continua na trilha do álcool fica incomodada com o fato de seu marido não beber, e, não mais a acompanhá-la. E ele toma uma dose com ela. E a garrafa se esvazia. Sai embriagado do quarto, tropeçando nos próprios pés e caminha até a loja de bebidas mais próxima. Chegando lá, encontra a loja já fechada. Joe começa a implorar para o dono abrir. Não sendo atendido, ele arromba a porta, pega uma garrafa, mas, ao sair, tropeça e cai. O dono do estabelecimento o aborda, ainda no chão, e lhe pergunta: "Você gosta de bebida, não é"? O dono abre a garrafa e derrama o líquido encima de Joe, regado a muitas gargalhadas.

Na cena seguinte, Joe está novamente no hospital psiquiátrico, com alucinações e bastante agitado.

Joe volta a se encontrar com o sogro, carinhosamente apelidado por Pop. Eles conversam e Joe tenta começar a reparar os danos causados no passado.*

Na cena final, Joe e Kirsten voltam a se encontrar. Ela lhe diz que já está "sóbria" a dois dias e que não estava sendo fácil. Mas, que precisava da bebida para não ver o aspecto sujo das coisas.

E se foi.
* Nono Passo de A.A.
"Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem."

[Fim]

________________________________________________________________________

Conhece alguém com problemas de alcoolismo?
Procure a central de A.A. de sua cidade!
Em Belo Horizonte: Av.dos Andradas, 302
Sala 521 - Fone (31) 3224-7744
A Família de um bebedor está precisando de ajuda?
Procure o Al-Anon.

Eu sou amigo de A.A.
Cleiton.

Nenhum comentário: