7 de jul. de 2010

Antes e Depois de Sócrates

Aproveito o filme do dia anterior (06/07), para deixar uma oportuna informação sobre o Filósofo, Sócrates.
(...)

Sócrates estava sempre disposto a conversar com qualquer pessoa, mas, acima de tudo, ele prezava a companhia dos adolescentes. Estes descobriam nele exatamente aquilo de que a juventude precisa nesta fase de reação - um homem cuja coragem comprovada eles pudessem respeitar a admirar, e cujo intelecto sutil estava sempre a serviço da paixão dos jovens pela argumentação. Ele nunca silenciava seu questionamento imaturo com o tom superior da experiência adulta; era seu desejo saber tudo o que se passava em suas mentes e incentivá-los positivamente a pensar por si mesmos em todos os assuntos, particularmente quanto ao certo e ao errado. Sócrates sempre afirmava, com manifesta candura, que ele próprio era questionador, que nada sabia e nada tinha a ensinar, mas via toda questão como uma questão em aberto. E, por trás da inteligência cheia de humor, eles sentiam a presença de uma personalidade extraordinária, calma, segura e de posse de uma misteriosa sabedoria. Diante deles estava um homem que descobrira o segredo da vida e conseguira um equilíbrio e uma harmonia de caráter que nada conseguia perturbar. Seu tempo estava sempre à disposição de qualquer um que desejasse descobrir esse segredo - acima de tudo, o jovem cuja necessidade obscura e premente era alcançar a liberdade da idade adulta emancipada.

CORNFORD, Francis Macdonald. Antes e Depois de Sócrates. Tradução: Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p.40,41.

Sócrates nasceu em Atenas em 470 ou 469 a.C., na época em que findava a guerra entre os gregos e os persas (Guerras Médicas) e quando a vitória da Grécia marcaria o início da fase áurea da democracia ateniense. Sócrates era filho de um escultor, Sofronisco, e de uma parteira, Fenareta.

(+) em SÓCRATES. Os Pensadores. Editora Nova Cultural. São Paulo, 2004.p.19.

Nenhum comentário: