4 de jul. de 2010

Sartre: As Palavras

Filho de Anne-Marie (filha caçula de Louise Guillemin e Charles Schweitzer) e Jean-Baptiste (filho de um médico chamado Sartre), Jean-Paul Sartre nasceu em 1905.
Na obra - As Palavras -, é citado o relacionamento do avô paterno de Sartre, o Dr.Sartre, com a filha de um rico proprietário. A união "muda" deste casal, gerou três filhos do "silêncio". Além de Jean-Baptiste, pai de Sartre, Hélène e Joseph.

(...)

Eu não podia admitir que a gente recebesse o ser de fora, que ele se conservasse por inércia, nem que os movimentos da alma fossem os efeitos dos movimentos anteriores. Nascido de uma expectativa futura, eu saltava, luminoso, total, e cada instante repetia a cerimônia de meu nascimento: eu queria ver nas afecções de meu coração um crepitar de fagulhas. Por que, pois, haveria o passado de me enriquecer? Ele não me fizera; era eu, ao contrário, ressuscitando de minhas cinzas, que arrancava do nada minhas memórias através de uma criação sempre recomeçada.
Eu renascia melhor e utilizava melhor as inertes reservas de minha alma pela simples razão de que a morte, cada vez mais próxima, me iluminava mais vivamente com sua obscura luz. Diziam-me amiúde: o passado nos impele; mas eu estava convencido de que o futuro me puxava; eu teria detestado sentir em mim forças mansas em ação, o lento desabrochar de minhas disposições. Eu introduzira o progresso contínuo dos burgueses em minnha alma e o convertia num motor a explosão; rebaixei o passado perante o presente e este diante do futuro; transformei um evolucionismo tranqüilo em um catastrofismo revolucionário e descontínuo. Fizeram-me notar, há alguns anos, que os personagens de minhas peças e de meus romances tomam suas decisões bruscamente e por crise, que basta um instante, por exemplo, para que o Orestes das Moscas* realize sua conversão. Por minha vida! é que eu os crio à minha imagem; não absolutamente como sou, sem dúvida, mas como pretendi ser.

* As Moscas (Teatro) é outra obra literária de Sartre.

BIBLIOGRAFIA

SARTRE, Jean-Paul. As Palavras - Memórias. Tradução de J.Guinsburg. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. p.157.

É uma obra mais que auto-biográfica.

Nenhum comentário: