10 de jul. de 2010

O Inferno são os Outros

Entre quatro paredes

A famosa frase "O Inferno são os Outros", aparece na obra literária Entre quatro paredes, de Jean-Paul Sartre. O conto (drama) se passa no inferno, mas, não o inferno cristão ao qual estamos acostumados, com demônios e outros estereótipos. Os personagens - um homem e duas mulheres - são levados a um salão sem janelas, iluminado o tempo todo, onde, enclausurados, são condenados a uma "vida sem interrupção", o que torna a sobrevivência insuportável...

Alguns fragmentos:

(...)

No espelho, o homem busca a confirmação da imagem que faz de si mesmo, de sua identidade. A ausência de janelas determina a perda do contato com o externo, a necessidade de viver em função não mais do mundo, mas de suas paisagens mentais; a escova de dentes faz parte dos instrumentos de higiene que nos tornam suportáveis a nossos companheiros. (SARTRE, 2006, p.12)

Embora já tenham passado por pequenas crises de desmascaramento, ainda não foi revelada a natureza hedionda de suas ações pretéritas. Estelle, para reverter o processo de desnudamento de seu eu interior, recorre à tentativa de recuperar sua aparência, exigindo de Garcin um espelho: "Um espelho, um espelhinho de bolso, qualquer um?" Mas não restaram tais objetos e ela sofre mais uma perda: "Quando eu não me vejo, preciso me apalpar pra saber se estou existindo mesmo". Ela é todo exterior, dependente da própria imagem, que a livra do naufrágio em sua interioridade. Na expectativa de reter a imagem construída para uso social, ela aceita a oferta de Inês, que se aproxima e deixa que a outra use seus olhos apaixonados como superfície refletora: "Olha dentro de meus olhos: você consegue se ver? (...) Nenhum espelho vai ser mais fiel do que eu." (SARTRE, 2006, p. 14,15)

O olhar do outro, recusando a passividade do espelho que apenas reproduz, descarna a todos. (...) "cada um de nós é o carrasco dos outros dois", diz Inês. (SARTRE, 2006, p.19)

Todos estes olhares que me devoram... (Ele se vira de repente.) E vocês, são apenas duas? Ah, eu pensava que vocês seriam muito mais numerosas. (Ri.) Então, é isto o inferno. Eu não poderia acreditar... Vocês se lembram: enxofre, fornalhas, grelhas... Ah! Que piada. Não precisa de nada disso: O inferno são os Outros. (SARTRE, 2006, p.125)

BIBLIOGRAFIA

SARTRE, Jean-Paul. Entre quatro paredes. Trad. Alcione Araújo e Pedro Hussak. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

Nenhum comentário: